AVISO DO INCONSCIENTE! (MENSAGEM SIMBÓLICA).

Sonho de Gustavo: Estava com sua filha de trinta anos, no andar de cima do sobrado ensolarado, cheio de boas energias, onde tinham morado com a mãe e duas irmãs, durante muitos anos. Vista para a serra. Muito verde ao redor. Maritacas, muito frequentes naquela região, cantavam em coro, orquestradas pelo vento. No sonho, porém, a sensação era outra. Sensação de vazio! Estava noite. Silêncio. Luzes acesas onde estavam. Só Gustavo e sua filha na sala do piso superior. A parte térrea da casa, totalmente escura. Gustavo ouve um barulho vindo de lá. Se assusta! Imediatamente pensa em assaltantes. Coração dispara. Cautelosamente, desce as escadas para ver o que estava acontecendo. Enquanto isso, sua filha Ariane permanece no andar de cima. Gustavo abre a porta da sala do andar térreo, cuidadosamente. A luz da rua entra pelas frestas iluminando parcialmente o ambiente. Espia! Olha para todos os lados do quintal. Percebe que folhas caídas faziam ruídos, movimentadas pela ventania que estava começando. Imediatamente fecha a porta com trancas e puxa os cantos das cortinas das janelas, fechando-as completamente. (Acordou)!

Descrição de Gustavo:  Homem maduro. Inteligente. Machista, sensível e articulado. Caráter extremamente rígido. Muitos conflitos entre o racional e o emocional. Dificuldades intensas em ser espontâneo e natural. Sem se perceber, muitas defesas fazem seu comportamento fora de casa ser extremamente gentil e falso com ele mesmo. Isso lhe acarreta uma cisão entre o que faz e o que realmente deseja. Medo de ser rejeitado! “Baixa auto estima”. Tendência a super valorizar os outros! Em contra partida, no ambiente intimo, solta as feras! Ali, compensa  as contenções que se impõe no ambiente social. Exageradamente crítico e ácido. Qualidades que desenvolveu por intensas raivas e humilhações contidas. “Exige dos íntimos o que sente que exigiram dele mesmo”! Desta forma alimenta a sua neurose (conflito inconsciente). Assim vai vivendo insatisfeito e descompensado energeticamente.

Interpretação: Gustavo está num momento de tomar decisões importantes em sua vida. Construir mudanças radicais ou continuar patinando nas neuroses cristalizadas. Precisa conversar com sua primeira natureza. Apropriar-se de sua realidade, saudavelmente. O sonho traz Ariane, sua filha, tão carente quanto ele. Ambos no andar de cima (precisando se auto cuidarem). Estão sozinhos, sem contato com o chão! O andar de baixo está escuro (contato com o chão). Chão dá segurança! Inseguros com o barulho. Gustavo desce cautelosamente. Abre a porta, luz da rua ilumina a sala (enfrentamento). Percebe que o barulho que ouviu era das folhas esvoaçando. “Fecha a porta e os cantos da cortina”: defesa (medo de ser visto)!. Risco do que isto significa à sua vida.

Momento de vida: Gustavo vive um intenso conflito. Empresário bem sucedido, tem um sócio, de temperamento controlador, mais rígido do que Gustavo, ainda. Quer morrer trabalhando, único prazer de sua vida! Na empresa, age como se fosse o presidente. O único dono! Seu ego é maior que suas habilidades e funções. Disfarça bem! Aos incautos,  pega de surpresa, induzindo ao caminho que quer. Sempre na intenção de não “perder o seu brinquedo”. Não quer vender a empresa de jeito nenhum.. Isso representa um grande conflito para Gustavo. Ele, ambivalente, tem grandes preocupações em gerar conflito na sociedade. (Insegurança). Não consegue ser claro e transparente o suficiente e expressar que não dá mais. Quer realizar voos sonhados, conectados ao seu emocional há tempos! Por outro lado, tem muita dificuldade em vender a empresa, construção de sua vida, mesmo já tendo sentido nas vísceras que, sem isso, não será possível sua realização plena. Gustavo sente que o fator tempo está correndo contra seus anseios. Conflito instalado!

Processo terapêutico: Trabalho em seus traços de caráter.  Traumas, estresses em sua história de vida. Tentar integrar seu emocional com a sua realidade. Desconstruir os  medos, inseguranças, raivas contidas “teias de aranhas”. FAZER AS PAZES COM O CORAÇÃO!